Tipos de pontos que compõem um bordado - Mundo dos Bordados

Ir para o conteúdo

Menu principal

Tipos de pontos que compõem um bordado

Dicas & Idéias

Tipos de pontos usados na criação de bordados

Ponto Manual

É um ponto definido pelo usuário pois onde houver um clique com o mouse o ponto será fixado.
Ex:


Usado para unir partes distintas de um bordado e fazer pequenas correções, respeitando um tamanho máximo estipulado, sendo que se este tamanho for ultrapassado o software o entenderá como um saltaponto.

O saltaponto é um ponto onde o bastidor se desloca mas a agulha não desce. Isto serve para fazer um movimento sem que faça costura, mas também pode realizar um corte de fio dependendo do número de saltapontos consecutivos que serão gerados pelo sistema e que deverão coincidir com o parâmetro correspondente da máquina de bordar. Este tipo de ponto é normalmente utilizado para se deslocar de uma área para outra do bordado.

Ex:


Pesponto

É utilizado para fixar o tecido com a entretela, com objetivo de minimizar o encolhimento do tecido, esta costura deverá ser feita no sentido contrario ao preenchimento do bordado ou 45 graus em relação ao sentido do preenchimento
É uma sequência de pontos que mantem um padrão (tamanho) e número de repetições,determinado pelo
usuário:

Ex:

1 passada de linha

É possível aumentar o número de passadas para três, assim teremos um pesponto triplo ou pesponto de três (Utilizado para contornos e pequenos detalhes).
Ex:

3 passadas de linha

Satin

Também conhecido por Zig-Zag, é um tipo de ponto no qual os pontos são fixados somente nas bordas (Utilizado para preencher áreas estreitas, para construção de letras e para contornos).

Ex:


Larguras sugeridas..: Minima = 1,2 mm - Maxima = 8,0 mm

Tatâmi

Também conhecido por Matizado, é um tipo de ponto que tem por objetivo preencher áreas que o satin não poderia preencher devido o tamanho da área e a largura do ponto; Produz um efeito visual diferente do satim, há também vários efeitos de tatâmi. ( indicado para áreas acima de 8 mm)

Ex:


Zig-Zag

Similar ao Satin é um tipo de ponto no qual os pontos são fixados somente nas bordas, o Zig-zag é mais utilizado em bordados com aplique, devido suas linhas de preenchimentos serem inclinadas, diferente do satin onde uma linha é reta em 90 graus e a outra inclinada.

Ex. de Zig-zag


Para fazer um aplique:

1º- Faça uma costura com pesponto em volta da área a ser aplicada para que o operador da máquina saiba onde ira inserir o aplique.

2º- Insira um comando de parada para que o operador coloque o material a ser aplicado.

3º- Faça uma costura com Zig-zag para que o material permaneça fixado no bordado.

4º- Termine com um acabamento em Satin.



Ajuste de pontos

Densidade

A densidade é determina pela distância entre as linhas que compõem uma área (Pode ser utilizado para aumentar ou diminuir o número de pontos de uma área).

Ex:
  
Obs.: Como se pode notar quanto maior o valor da densidade menor é o número de pontos que compõem a área.


Comprimento

O maior ponto que uma máquina de bordar é capaz de fazer mede 12,7mm e o menor mede 0,1mm, mas não é viável utilizar os pontos nesses extremos pois se você fizer um ponto acima de 7,0 mm este poderá ficar solto e com maior facilidade de ser rompido, e se o ponto for muito pequeno, menor que 0,3 mm, a máquina não irá render e causará em muitas quebras de linha ou até mesmo quebra de agulha.

Portanto os valores de comprimento de ponto viáveis para se trabalhar estão entre 0,4 mm e 7,0 mm. Obs. Por isso que se usa filtrar o bordado, retirando os pontos menores que 0,3 mm.

A seguir temos uma tabela com os valores ideais de acordo com o tipo de ponto:

Tipo de Ponto | Comprimento mínimo | Comprimento máximo
   Pesponto                     1,0 mm                            4,0 mm
Satin/Zig-zag                   1,2 mm                           8,0 mm
     Tatami                      2,5 mm                          4,0 mm

Obs.: Outros tipos de pontos são variações dos que se apresentam nesta tabela portanto devem obedecer aos mesmos padrões.

Pontos de Travamento - Amarração (Underlay)

São pontos que tem por objetivo fixar o tecido na entretela e segurar os pontos para minimizar o encolhimento do tecido causado pelo bordado ; Deverá ser utilizado perpendicular ao sentido de preenchimento de uma área.
Existem vários tipos de underlay:

Ex:
Centro: Utilizado em áreas estreitas.

Bordas: Utilizado para amenizar a aparência de serrilhado.

Zig-zag: Utilizado para deixar o Satin mais encorpado.

Tatâmi: Utilizado dentro de áreas com tatami, deve cobrir de modo uniforme e ser no sentido contrario ao sentido do tatâmi.


Em breve, disponibilizaremos mais DICAS.

Sugestões são bem vindas, envie sua sugestão clicando aqui!

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o menu principal